O Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka recebeu a ViniPortugal, a associação interprofissional dedicada à promoção dos vinhos portugueses em todo o mundo. Esta iniciativa, que decorreu nos dias 21 e 22 de junho, levou aos visitantes internacionais uma experiência única para descobrir a diversidade, qualidade e autenticidade que caracterizam os vinhos de Portugal.
Estiveram presentes sete produtores nacionais — José Maria da Fonseca, Mainova, Multiwines, Niepoort, Quinta Vale d’Aldeia, Sociedade dos Vinhos Borges e Soito Wines — representando distintas regiões vitivinícolas do país e reforçando a riqueza e amplitude da nossa tradição vitivinícola.
“O mercado asiático é muito importante para os Vinhos de Portugal, quer pelas vendas atuais, quer pelo potencial de crescimento, sobretudo em vinhos de maior valor acrescentado,” afirmou Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
“Durante a nossa visita a Osaka, percebemos que o Pavilhão de Portugal não atrai apenas visitantes japoneses, mas também cidadãos de outros países asiáticos. Com a nossa presença na Expo 2025, conseguimos impactar mais de 500 pessoas de várias nacionalidades.”
Estiveram presentes sete produtores nacionais — José Maria da Fonseca, Mainova, Multiwines, Niepoort, Quinta Vale d’Aldeia, Sociedade dos Vinhos Borges e Soito Wines — representando distintas regiões vitivinícolas do país e reforçando a riqueza e amplitude da nossa tradição vitivinícola.
“O mercado asiático é muito importante para os Vinhos de Portugal, quer pelas vendas atuais, quer pelo potencial de crescimento, sobretudo em vinhos de maior valor acrescentado,” afirmou Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
“Durante a nossa visita a Osaka, percebemos que o Pavilhão de Portugal não atrai apenas visitantes japoneses, mas também cidadãos de outros países asiáticos. Com a nossa presença na Expo 2025, conseguimos impactar mais de 500 pessoas de várias nacionalidades.”

A participação da ViniPortugal insere-se numa estratégia mais ampla de reforço da notoriedade da marca Wines of Portugal no mercado asiático, onde a associação tem vindo a promover ações em países como Japão, Coreia do Sul e China.
“Esta iniciativa no Pavilhão de Portugal ajudou bastante a reforçar a imagem de Portugal como produtor de vinhos de excelência. São ações como esta — em conjunto com muitas outras — que nos permitem crescer nas exportações, promover vinhos de maior valor e contribuir para a sustentabilidade económica do setor”, destacou ainda Frederico Falcão.
Durante dois dias, o público da Expo foi convidado a provar uma seleção especial de vinhos portugueses e a mergulhar na história e no saber-fazer que tornam o nosso país um destino vitivinícola de referência mundial.
Portugal exportou cerca de 965,8 milhões de euros em vinho em 2024, registando-se um interesse crescente por parte dos mercados asiáticos. Países como o Japão, a China e a Coreia do Sul têm vindo a demonstrar maior interesse por vinhos portugueses premium, refletindo os esforços de promoção internacional e a valorização crescente da nossa oferta.
“Esta iniciativa no Pavilhão de Portugal ajudou bastante a reforçar a imagem de Portugal como produtor de vinhos de excelência. São ações como esta — em conjunto com muitas outras — que nos permitem crescer nas exportações, promover vinhos de maior valor e contribuir para a sustentabilidade económica do setor”, destacou ainda Frederico Falcão.
Durante dois dias, o público da Expo foi convidado a provar uma seleção especial de vinhos portugueses e a mergulhar na história e no saber-fazer que tornam o nosso país um destino vitivinícola de referência mundial.
Portugal exportou cerca de 965,8 milhões de euros em vinho em 2024, registando-se um interesse crescente por parte dos mercados asiáticos. Países como o Japão, a China e a Coreia do Sul têm vindo a demonstrar maior interesse por vinhos portugueses premium, refletindo os esforços de promoção internacional e a valorização crescente da nossa oferta.